Dicas

05 de Abril

Nós de pesca e a tabela Herter

A Tabela de Herter apresenta a percentagem da resistência dos nós, daí a sua utilidade e significação para todos os amantes da pesca. Faça os seus próprios testes em casa e certamente verá que a teoria de Herter funciona na prática.

Para apresentarem a fiabilidade desejável, os nós devem ser feitos exatamente da forma que estão descritos. Uma simples alteração pode modificar ou pôr em causa a sua resistência.

Aconselha-se também a molhar a linha quando da execução do nó, de forma a facilitar a sua execução e impedir que esta fique “ferida de morte” , o que pode resultar na perda de um bom exemplar, quem sabe, o exemplar da “sua vida”.

Segue abaixo a tabela com a porcentagem de sua resistência:

tabela herter Nós de pesca e a tabela Herter

Tabela Herter

Algumas regras básicas devem ser respeitadas na execução de nós para pesca. Siga algumas dicas:

1- Use o nó correto para cada situação: são muitas as opções de nós que podem ser atados pelo pescador e cada um se adapta (ou tem um melhor desempenho) a uma situação especifica.

2- Evite atar linhas de diâmetros muito diferentes: atar linhas de diâmetros muito díspares dificulta bastante a execução do nó e, muitas vezes, compromete o seu resultado final. Caso seja necessário fazer isso, utilize um nó que se ajuste melhor à essa condição.

3- Observe cuidadosamente a ordem correta dos passos: existe uma ordem adequada para a execução de cada passo na hora de atar um nó. Puxar uma laçada no momento errado pode fazer com que o nó se arrebente quando tracionado.

4- Apare bem as pontas da linha: depois de atar o nó, apare bem as pontas da linha. Lembre-se que a linha só corre em nós mal dados. Portanto, se o nó tiver sido atado de forma correta, a linha pode ser cortada bem rente, sem maiores problemas.

5- Utilize um trim para aparar a linha: o instrumento que apresenta melhor desempenho na hora de se cortar linhas e aparar suas pontas é o trim. Ele finaliza de forma segura o atado, diminuindo muito os riscos de danificar a linha na hora de aparar as pontas.

6- Observe cuidadosamente o aspecto final do nó: nós com aspecto ruim, laçadas sobrepostas, e principalmente “mordidas na linha”, devem ser cortados e refeitos. Afinal, não vale a pena arriscar…

7- Teste o seu nó antes de começar a pescar: muitas vezes o nó, embora apresente um ótimo aspecto visual, enfraquece a linha que pode arrebentar sem o menor esforço na fisgada do primeiro peixe. Puxando as partes unidas de forma moderada, o pescador pode descobrir se o nó enfraqueceu a linha ou não, tendo assim a chance de refazê-lo.

8- Não utilize produtos químicos para lubrificar as laçadas: como são muitos os polímeros usados na confecção das linhas de pesca, nunca se sabe quando um desses lubrificantes irá enfraquecer a linha.

9- Embora alguns não gostem dessa prática, muitos pescadores acreditam que lubrificar o nó com saliva melhora o seu desempenho e permite um melhor ajuste das laçadas.

 

Fonte: Site Pescaria Brasil (www.pescariabrasil.com.br)