Dicas

23 de Julho

ENJÔOS NA PESCA EMBARCADA

Quase todos mergulhadores e pescadores de linha já tiveram esta experiência ou presenciaram um colega tendo problemas com enjôo em alto mar. Você não está sozinho, estatísticas mostram que 4 em 5 pessoas sofrem com este problema. Mesmo sabendo a causa do enjôo há muitos anos atrás, não se entende o mecanismo exato e nem se tem cura para o mal. Acredita-se que o enjôo seja resultado de conflitos sensoriais, ou seja, a falta de habilidade do corpo se ajustar ao movimento. Em outras palavras, para coordenar a posição e movimento do corpo, o cérebro necessita informação física externa. Os olhos transmitem informação visual, os membros (braços e pernas) mandam sinais de objetos posicionados perto e o sistema vestibular (localizado no ouvido interno), mandam diferentes sinais de balanço. Assim sendo o corpo e cérebro estabelecem uma relação de cooperação aos referentes sinais. Quando estes sinais normais de referencia são irregulares, o corpo tenta ajustar a nova situação e o resultado normalmente e de enjôo. Os sintomas mais comuns são palidez, suor frio, dores de cabeça, tontura, náusea e vomito (nota: a palavra “náusea” é derivado do grego “naus” que significa navio, barco). Quando pessoas continuam no barco por vários dias, normalmente os sintomas desaparecem e o corpo se adapta a nova situação. Mas até isso acontecer é comum você passar um bom tempo pendurado no barco, alimentando a vida marinha local.

COMO PREVENIR
A melhor forma é evitar o enjôo é seguir algumas regras básicas:
 - Evite coisas que certamente causam vômito se você for sair de barco, como: bebidas alcoólicas, festas na noite anterior, insuficiente descanso e comida gordurosa.
 - Procure por medicamentos vendidos nas farmácias e também se preferir consulte um médico e peça um medicamento prescrito. Estas drogas pertencem a 2 categorias: antithistaminicos e scopolamine, e são desenhadas para inibir os impulsos nervosos do ouvido interno para o cérebro. Infelizmente muitas delas causam efeitos colaterais que impedem de mergulhar. Qualquer deles que você escolher, experimente antes em terra firme. Se a droga causa sono ou o deixa desorientado, interfere com a visão, deixa com a boca desconfortavelmente seca e desidratado, descontinue o uso. Mesmo que você não tenha estas contra indicações, você deve levar em consideração que estes medicamentos não funcionam para todos igualmente e até mesmo a droga que funcionou uma vez, pode não funcionar numa próxima.

Mesmo com tantos remédios disponíveis, a cura do enjôo continua um mistério, portanto cabe a você, através de experimentos e erros encontrar o que funciona para você.

O QUE FAZER QUANDO JÁ É TARDE DEMAIS
Quando o enjôo começar normalmente é muito tarde para medicamento, pois estes devem ser tomados com antecedência. No entanto você pode aliviar a sensação:
 - Tente estabelecer uma referencia visual. Não descer para cabinas, pois você não vai encontrar objetos fixos. Sente-se fixo no centro da popa do barco, (longe da fumaça e cheiro de diesel), onde o movimento é mínimo, tente se concentrar num objeto fixo na costa. Se for necessário ficar numa cabina, certifique-se que esta seja bem ventilada e se possível que tenha um ventilador. Não ler, escrever ou executar outras tarefas com o barco
em movimento.
 - Não beba nada que contenha álcool, isso só vai piorar a situação.
 - Tente comer biscoito salgado, e beba líquidos, principalmente depois de vomitar para evitar desidratação. Beba água ou outra bebida que tenha um certa quantidade de açúcar (gatorade, etc.), mas que não contenha gás.
  - Passar água fria na nuca pode ajudar

BOA PESCARIA !!!!!!